Ir para o conteúdo

PARA SE DIVERTIR COM A FAMÍLIA

  • Equilibrando

Vamos desenvolver o equilíbrio? Por que ele é importante?

O equilíbrio é essencial para executar atividades simples como andar, correr, subir, descer, saltar. Ele também pode evitar quedas, afinal, ninguém gosta de cair, não é mesmo?

Vamos começar?

Desenhe uma linha no chão e peça a criança para caminhar sobre esta linha. É interessante mudar o grau de dificuldade, comece com uma linha bem larga, na medida que você perceber que está ficando muito fácil, faça uma linha mais estreita. As linhas podem ser desenhadas em reta, com curvas, em formato de figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, etc.). Você pode pedir também que a criança ande pela linha batendo palmas ou segurando objetos.

  • Morto-vivo

Uma das crianças é escolhida como a líder e ficará à frente do grupo. É ela quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos jogadores. 

Quando o líder disser: ‘Morto!’, todos terão que agachar. Quando o líder disser: ‘Vivo’, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder. 

A velocidade em que os comandos de ‘Vivo’ ou ‘Morto’ são dados, vai definir o grau de dificuldade da brincadeira, assim como a sequência, que ficará por conta da criança líder, com o intuito de confundir e exigir mais atenção dos participantes.

  • Pular corda

Dá para pular corda sozinho ou em turma.
Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um tronco de árvore ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo.
Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
As crianças que estão pulando seguem comandos (com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música.

 

Voltar